Coletânea

A coletânea LER FAZ BEM é composta por 21 obras paradidáticas de alta qualidade estética e literária, que abrange desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Está dividida em 2 volumes para a família, 2 volumes exclusivos para o professor/orientador, 5 volumes para a Educação Infantil (de 3 a 5 anos), 10 volumes para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano) e 2 volumes para o Ensino Fundamental – Anos Finais (do 6º ao 9º ano). Todas as obras estão atualizadas em conformidade com a BNCC contemplando as 10 competências gerais. O principal objetivo da coletânea é incentivar e colaborar para que, diariamente, a escola estimule a leitura e sua descoberta.
As obras trabalham com todas as abordagens pedagógicas: Tradicional, Comportamentalista, Humanista, Cognitivista e Sociocultural. Foram elaboradas com princípios que consideramos importantes e essenciais: respeito às diferenças, liberdade, empatia, inclusão social, antirracismo, preservação ambiental e respeito aos animais, entre outros.
A Temática do material pode ser aplicada de forma livre e acrescentada ao conteúdo programático de cada unidade escolar de ensino e/ou instituição, em todas as áreas do conhecimento.

A LEITURA DESPERTA NOSSO ENTENDIMENTO E NOS PERMITE EMBARCAR EM UMA VIAGEM FANTÁSTICA PELO MUNDO DO CONHECIMENTO.

Coletânea

A coletânea LER FAZ BEM é composta por 21 obras paradidáticas de alta qualidade estética e literária, que abrange desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Está dividida em 2 volumes para a família, 2 volumes exclusivos para o professor/orientador, 5 volumes para a Educação Infantil (de 3 a 5 anos), 10 volumes para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano) e 2 volumes para o Ensino Fundamental – Anos Finais (do 6º ao 9º ano). Todas as obras estão atualizadas em conformidade com a BNCC contemplando as 10 competências gerais. O principal objetivo da coletânea é incentivar e colaborar para que, diariamente, a escola estimule a leitura e sua descoberta.
As obras trabalham com todas as abordagens pedagógicas: Tradicional, Comportamentalista, Humanista, Cognitivista e Sociocultural. Foram elaboradas com princípios que consideramos importantes e essenciais: respeito às diferenças, liberdade, empatia, inclusão social, antirracismo, preservação ambiental e respeito aos animais, entre outros.
A Temática do material pode ser aplicada de forma livre e acrescentada ao conteúdo programático de cada unidade escolar de ensino e/ou instituição, em todas as áreas do conhecimento.

A LEITURA DESPERTA NOSSO ENTENDIMENTO E NOS PERMITE EMBARCAR EM UMA VIAGEM FANTÁSTICA PELO MUNDO DO CONHECIMENTO.

para a toda família
ORIENTADOR (A) PROFESSOR (A)
EDUCAÇÃO INFANTIL 2
FUNTAMENTAIS ANOS INICIAIS
FUNTAMENTAIS ANOS FINAIS

LINHA PEDAGÓGICA

A leitura é a base para formar leitores capazes de se situar conscientemente e participar da conquista de uma convivência social mais feliz e mais justa para todos. É um importante instrumento para o processo de construção da sociedade. O primeiro passo da escola consiste em assegurar um justo e adequado processo de iniciação à leitura. Afinal, um dos principais desafios a ser enfrentado pela escola é o de fazer com que os alunos aprendam a ler corretamente. A linha pedagógica da coletânea LER FAZ BEM estimula o professor a não determinar o que o aluno irá ler, e sim a oportunizar o contato com uma diversidade de materiais de leitura (jornais, revistas, livros, respeitando-se o nível de aprendizagem de cada um). Sabemos que quanto maiores forem a diversidade e as possibilidades, maiores serão as condições de desenvolver a habilidade do pensamento.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA

A Concepção Pedagógica da coletânea LER FAZ BEM está fundamentada em defender a leitura como meio permanente de interação, ajustes, conflitos e (re) construções. Contemplando o desenvolvimento do intelecto, não se resume ao simples ato de decodificar a palavra escrita. O material estimula o processo de criação e interpretação de textos de forma prazerosa.

CRIANCAS

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

A prática da leitura enriquece o indivíduo.
A leitura é essencial para promover a aquisição de conhecimentos. Quando estimulada na infância, a leitura possibilita aprender, desde pequeno, que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso.

  • Ler aumenta a expectativa de vida;
  • Ao ler, a criatividade é fortalecida;
  • Durante a leitura, diferentes partes do cérebro são estimuladas;
  • Ler melhora o vocabulário e a comunicação;
  • Ler eleva a autoestima;
  • A leitura estimula a memória;
  • Leitura é combustível para a imaginação.

HABILIDADES DESENVOLVIDAS COM A LEITURA

  • Habilidades emocionais
  • Habilidades sociais;
  • Habilidades éticas;
  • Habilidades cognitivas;
  • Conhecimento e reconhecimento dos grafemas;
  • Consciência fonológica;
  • Memória operacional;
  • Fluência na leitura;
  • Prazer e informação;
  • Construção de conhecimento e desenvolvimento pessoal;
  • Capacidade crítica;
  • Comunicação;
  • Desenvolvimento da auto reflexão.

AS HABILIDADES DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA BUSCA DAS COMPETÊNCIAS

Não podemos deixar de ressaltar que um aluno, ao desenvolver competências e habilidades com orientações de um educador, vai aprender a usá-las de maneira adequada e conveniente. Portanto, a escola deve focar seu trabalho em competências e habilidades para ensinar e preparar o jovem para lidar com situações de seu cotidiano e ser capaz de resolver problemas reais.

BENEFÍCIOS DA LEITURA PARA O ALUNO

• Ajuda no desenvolvimento pessoal, emocional, intelectual e profissional da criança e adolescente.
• Amplia o conhecimento, desenvolvendo a memória, a criatividade e as habilidades de compreensão.
• Enriquece o vocabulário, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade linguística.
• Aprimora as habilidades de comunicação, interpretação, concentração e o raciocínio.
• Proporciona entretenimento e lazer.
• Desenvolve o afeto.
• Aumenta a curiosidade.
• Aumenta a capacidade de escutar.
• Abre as portas para conhecimento do mundo e das pessoas.
• As crianças se sentem mais amadas.

BENEFÍCIOS DA LEITURA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR

• Ler é um prazer que, cultivado, pode durar por toda a nossa vida.
• A leitura é algo que podemos fazer em praticamente qualquer lugar.
• A leitura nos dota de palavras para expressar nossos sentimentos, emoções, crenças.
• A leitura nos transporta através do espaço e do tempo.
• Ler o que a criança escreve nos leva a redescobrir o sentido de muitas coisas.
• Ler gera temas para conversas.
• Ler nos faz pensar nos outros.
• Ler é receber muito em troca de quase nada.
• A leitura fortalece o vínculo entre pais e filhos.
• A leitura contribui para a interação do professor com o aluno, durante a construção do saber.

BENEFÍCIOS DA LEITURA PARA A SOCIEDADE

• A leitura pode afastar ações e pensamentos negativos.
• A leitura melhora a visão do mundo e permite ver o que antes nunca se havia visto.
• Por meio da leitura, a sociedade pode encontrar mais meios para reduzir a pobreza, a marginalização, a exclusão e a injustiça.
• Ler humaniza e muda vidas.
• A leitura nos dá voz.
• A leitura transforma o mundo.
• A leitura rejuvenesce, ao mesmo tempo em que nos torna sábios.
• A leitura é construtora de sociedades e de sonhos.
• Ler abre inumeráveis portas e ilumina incontáveis caminhos.

LINHA PEDAGÓGICA

A leitura é a base para formar leitores capazes de se situar conscientemente e participar da conquista de uma convivência social mais feliz e mais justa para todos. É um importante instrumento para o processo de construção da sociedade. O primeiro passo da escola consiste em assegurar um justo e adequado processo de iniciação à leitura. Afinal, um dos principais desafios a ser enfrentado pela escola é o de fazer com que os alunos aprendam a ler corretamente. A linha pedagógica da coletânea LER FAZ BEM estimula o professor a não determinar o que o aluno irá ler, e sim a oportunizar o contato com uma diversidade de materiais de leitura (jornais, revistas, livros, respeitando-se o nível de aprendizagem de cada um). Sabemos que quanto maiores forem a diversidade e as possibilidades, maiores serão as condições de desenvolver a habilidade do pensamento.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA

A Concepção Pedagógica da coletânea LER FAZ BEM está fundamentada em defender a leitura como meio permanente de interação, ajustes, conflitos e (re) construções. Contemplando o desenvolvimento do intelecto, não se resume ao simples ato de decodificar a palavra escrita. O material estimula o processo de criação e interpretação de textos de forma prazerosa.

CRIANCAS

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

A prática da leitura enriquece o indivíduo.
A leitura é essencial para promover a aquisição de conhecimentos. Quando estimulada na infância, a leitura possibilita aprender, desde pequeno, que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso.

  • Ler aumenta a expectativa de vida;
  • Ao ler, a criatividade é fortalecida;
  • Durante a leitura, diferentes partes do cérebro são estimuladas;
  • Ler melhora o vocabulário e a comunicação;
  • Ler eleva a autoestima;
  • A leitura estimula a memória;
  • Leitura é combustível para a imaginação.

HABILIDADES DESENVOLVIDAS COM A LEITURA

  • Habilidades emocionais
  • Habilidades sociais;
  • Habilidades éticas;
  • Habilidades cognitivas;
  • Conhecimento e reconhecimento dos grafemas;
  • Consciência fonológica;
  • Memória operacional;
  • Fluência na leitura;
  • Prazer e informação;
  • Construção de conhecimento e desenvolvimento pessoal;
  • Capacidade crítica;
  • Comunicação;
  • Desenvolvimento da auto reflexão.

AS HABILIDADES DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA BUSCA DAS COMPETÊNCIAS

Não podemos deixar de ressaltar que um aluno, ao desenvolver competências e habilidades com orientações de um educador, vai aprender a usá-las de maneira adequada e conveniente. Portanto, a escola deve focar seu trabalho em competências e habilidades para ensinar e preparar o jovem para lidar com situações de seu cotidiano e ser capaz de resolver problemas reais.

BENEFÍCIOS DA LEITURA PARA O ALUNO

• Ajuda no desenvolvimento pessoal, emocional, intelectual e profissional da criança e adolescente.
• Amplia o conhecimento, desenvolvendo a memória, a criatividade e as habilidades de compreensão.
• Enriquece o vocabulário, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade linguística.
• Aprimora as habilidades de comunicação, interpretação, concentração e o raciocínio.
• Proporciona entretenimento e lazer.
• Desenvolve o afeto.
• Aumenta a curiosidade.
• Aumenta a capacidade de escutar.
• Abre as portas para conhecimento do mundo e das pessoas.
• As crianças se sentem mais amadas.

BENEFÍCIOS DA LEITURA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR

• Ler é um prazer que, cultivado, pode durar por toda a nossa vida.
• A leitura é algo que podemos fazer em praticamente qualquer lugar.
• A leitura nos dota de palavras para expressar nossos sentimentos, emoções, crenças.
• A leitura nos transporta através do espaço e do tempo.
• Ler o que a criança escreve nos leva a redescobrir o sentido de muitas coisas.
• Ler gera temas para conversas.
• Ler nos faz pensar nos outros.
• Ler é receber muito em troca de quase nada.
• A leitura fortalece o vínculo entre pais e filhos.
• A leitura contribui para a interação do professor com o aluno, durante a construção do saber.

BENEFÍCIOS DA LEITURA PARA A SOCIEDADE

• A leitura pode afastar ações e pensamentos negativos.
• A leitura melhora a visão do mundo e permite ver o que antes nunca se havia visto.
• Por meio da leitura, a sociedade pode encontrar mais meios para reduzir a pobreza, a marginalização, a exclusão e a injustiça.
• Ler humaniza e muda vidas.
• A leitura nos dá voz.
• A leitura transforma o mundo.
• A leitura rejuvenesce, ao mesmo tempo em que nos torna sábios.
• A leitura é construtora de sociedades e de sonhos.
• Ler abre inumeráveis portas e ilumina incontáveis caminhos.